Parceria leva cursos profissionalizantes para internos da RMB e interior

Enviado por jaime.diniz em Seg, 11/11/2019 - 11:21

.

 

Internos do regime fechado e semiaberto das unidades prisional da Região Metropolitana de Belém (RMB) e interior estão recebendo capacitação em diversas áreas profissionais a partir dessa segunda-feira (11). A parceria entre a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe), a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), o Instituto Vitória Régia e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), visa garantir profissionais capacitados para dentro e fora do cárcere.

 

Elias Soares está há 7 meses na Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel e está participando do curso de manutenção de roçadeira costal. Para nós que estamos nessa condição privada de liberdade é uma oportunidade muito boa. Esse é o meu terceiro curso. É muito importante a gente aprender e futuramente ingressar no mercado de trabalho por meio desse serviço que eu aprendi dentro do sistema. Eu também estudo na casa penal. Os professores nos estimulam muito e entendemos que essa pode ser uma oportunidade para mudar de vida", afirma.

 

Milton Moreira, instrutor do Senar, está ministrando o curso de manutenção de roçadeira costal, ferramenta utilizada para fazer o roço manual. "Nosso objetivo é dar ocupação para os internos. Cada curso do Senar é entendido como uma ocupação e oportunidade de geração de renda. O Senar oferece mais de 100 cursos, que envolvem treinamentos e profissões distintas. São várias atividades prol da reinserção social", explica. Dentre os cursos ofertados estão primeiros socorros, confecção de bolsas e manutenção de roçadeira costal. Há ainda curso de culinária básica, garçom e garçonete; e horta caseira.

 

Nas Centrais de Triagem Metropolitana II e III os internos tiveram a primeira aula de pintor de parede e eletricista predial, respectivamente. De acordo com José Raimundo, diretor de qualificação profissional e empreendedorismo da Seaster, a secretaria se integra a este time com a responsabilidade de fomentar políticas públicas de inclusão social e cidadania. "Através destes cursos o egresso tem a oportunidade de renovar o olhar para o futuro com a vontade de sonhar. É possível fazer a diferença, de buscar novas possibilidades, e nós estamos felizes por fazer parte desse processo de mudança social", afirma.

 

O diretor de Reinserção Social, Belchior Machado, as parcerias, tanto com a Seaster, por meio do Pernoh, quanto com o SENAR, são de extrema importância para a realização de Cursos Profissionalizantes de qualidade, que proporcionem a qualificação dos custodiados do sistema penitenciário. "Garantir melhores perspectivas de educação e trabalho às pessoas privadas de liberdade é fundamental para a execução da pena de forma digna. O nosso esforço e emprenho não tem outro motivo senão a reinserção social dessas pessoas", afirma.

 

A Susipe tem incentivado a educação e o trabalho dentro do cárcere a fim de que os internos cumpram a pena de forma humanizada e não retornem ao cárcere após egressos. Além disso, promove a capacitação profissional para que tenham geração de renda e vida digna.

 

Por: Vanessa Van Rooijen / Foto: Akira Onuma.