Servidores são orientados sobre tuberculose durante ação de saúde

Enviado por jaime.diniz em Qua, 13/11/2019 - 14:00
.
Foto: Divulgação Susipe.

 

Uma grande ação de saúde e conscientização voltada para os servidores das unidades penais do Complexo Penitenciário de Santa Izabel e Marituba foi iniciada. Por meio da Coordenadoria de Valorização e Assistência ao Servidor (CAVS), a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe), em parceria com o projeto Prisões Livres de Tuberculose, tem levado conhecimento e esclarecido servidores sobre a tuberculose.  

 

Durante as ações, que ocorrem nas trocas de plantões, uma roda de conversa é formada e a equipe da CAVS fala sobre os atendimentos e projetos desenvolvidos para a melhoria de vida dos servidores do sistema penal. Em seguida a equipe do projeto Prisões Livres de Tuberculose do Departamento penitenciário Nacional (Depen) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) esclarece mitos e verdades sobre a doença, além de tirar dúvidas e gerar conhecimento sobre o tema.

 

“Os profissionais de segurança são um dos nossos público alvo e nós estamos agindo em todas as casas penais acompanhando a mudança de turno pra falar sobre a tuberculose, ou seja, prevenção, combate e tratamento. Além de falar do objetivo do projeto em trabalhar educação em saúde voltada à tuberculose com todos os nossos públicos. Vale ressaltar que a quebra de estigmas sobre a doença configura também um dos principais focos do projeto”, explicou a enfermeira Vanessa Mota, apoiadora do Prisões Livres de Tuberculose.

 

Ainda segundo ela, orientar os servidores também é uma forma de orientar os internos. “É importante transformá-los em agentes multiplicadores de conhecimento. Uma vez que eles estão em contato direto com os presos, e através do projeto, ficam aptos a disseminar todo o aprendizado básico adquirido conosco”, afirmou Vanessa.

 

A primeira unidade prisional a participar da ação foi a Cadeia Pública de Jovens e Adultos (CPJA), onde a ação começou na última sexta-feira (8) e finalizou na terça-feira (12). Nesta quarta-feira (13), a ação começou no Centro de Recuperação Penitenciário do Pará III (CRPP III) e terminará na quinta-feira (14). As próximas programações estão marcadas para os dias 18 e 19 de novembro na Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel (CPASI) e 20 e 21 de novembro no Centro de Recuperação Penitenciário do Para IV (CRPP IV).

 

O projeto Prisões Livres de Tuberculose é destinado aos internos, mas dessa vez foi estendido aos servidores. Segundo a coordenadora de Valorização e Assistência ao Servidor (CAVS), Thais Santalices, o intuito da ação é envolver todos os servidores de unidades penais e gerar conhecimento. “Queremos envolver todas as unidades do Complexo Penitenciário de Santa Izabel e depois vamos para Marituba. A ação tem uma duração mais estendida, mas é para desmistificar o olhar que os servidores têm em relação a tuberculose. Além disso, depois da ação o projeto CAVS Itinerante entra em funcionamento e os servidores podem ser atendidos”, destacou.

 

 

 

Por Fernanda Cavalcante, sob orientação de Vanessa Van Rooijen.