Internos do sistema prisional realizam serviços à comunidade de Cametá pelo projeto “Conquistando a Liberdade”.

 

Divulgação
Divulgação

 

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) realizou no município de Cametá, mais uma ação do projeto “Conquistando a Liberdade”, voltado à reinserção social de pessoas privadas de liberdade. Durante 15 dias, cinco internos da Unidade de Custódia e Reinserção de Cametá (UCRCAM) realizaram serviços como limpeza de telhados, roçagem e jardinagem no prédio da Universidade Estadual do Pará (Uepa), além de colaborarem com a construção do auditório da Delegacia de Polícia Civil (Depol).

 

Divulgação
Divulgação

 

De acordo com o diretor da UCRCAM, Júnior Xavier, o projeto desempenha um papel fundamental na ressocialização dos internos. “O projeto Conquistando a Liberdade é uma iniciativa fundamental para a ressocialização das pessoas privadas de liberdade. Por meio das atividades laborais realizadas em instituições públicas, os internos têm a oportunidade de adquirir experiência profissional, desenvolver novas habilidades e construir um caminho para a reintegração à sociedade. Além de contribuir com serviços essenciais para a comunidade, o projeto permite a remição de pena, incentivando o compromisso com a disciplina e o trabalho. Nosso objetivo é proporcionar oportunidades reais de transformação, mostrando que é possível recomeçar com dignidade e cidadania”, afirmou.

 

Divulgação
Divulgação

 

A iniciativa garante aos internos não apenas a possibilidade de reduzir a pena – a cada três dias de trabalho, um dia é descontado –, mas também de adquirir aprendizagem para desempenhar atividades de trabalho externo. Além disso, a ação reforça o compromisso do sistema prisional paraense com a reinserção social e a qualificação profissional, promovendo um impacto positivo tanto para os internos quanto para a sociedade.

 

Divulgação
Divulgação

 

 

Texto: Caroline Rocha - NCS Seap