Seap é elogiada durante sessão na Alepa

Versão para impressãoEnviar por e-mailVersão em PDF
Parlamentares se reuniram na tribuna da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA) durante sessão nesta quarta-feira (10) e ressaltaram os avanços que o governador Helder Barbalho tem implementado para a melhoria da segurança pública no Estado. Foram destacados os resultados, com ênfase nas mudanças alcançadas no sistema penitenciário paraense, resultadas da gestão do secretário Jarbas Vasconcelos. 
 
Em reconhecimento aos avanços no estado do Pará, os parlamentares salientaram que o índice de criminalidade reduziu expressivamente e o Estado está modernizado o sistema de inteligência, valorizando os servidores de segurança pública e retomando o controle das casas penais. Para o deputado Carlos Bordalo (PT), que esteve na sessão, não deve ser deixado de reconhecer as melhorias que foram efetivadas. "Hoje o Estado reassumiu o controle das casas penais paraenses. Eu subo nesta tribuna para testemunhar que, finalmente, pela primeira vez, o Estado é senhor das casas penais paraenses”, celebra. 
 
Ainda de acordo com o deputado, a diminuição da criminalidade não acaba com a força implantada para a melhoria da segurança pública, mas sim reforça. O deputado ressalta, além disso, que um Estado de tranquilidade não é apenas uma ação governamental, “exige também um processo econômico-social, inclusive a redução de desigualdades”, para que a juventude “possa ter um futuro diferente na qual ela está imersa”. A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária tem trabalhado incansavelmente para promover e executar projetos de reintegração social às pessoas privadas de liberdade.  
 
Nos últimos três anos, houve também a diminuição de chacinas – sendo a última registrada em 2 de janeiro de 2019. Segundo Bordalo, durante esse período, o governo “sufocou” os grupos de criminalidade. “Uma situação que aponta para ingressarmos em outros tempos. De uma polícia mais cidadã. De um Estado que controla a sua segurança e suas casas penais”, afirma.
 
Em reforço, o deputado Delegado Toni Cunha (PTB) pontuou que a segurança pública melhorou bastante e a reestruturação e investimentos foram cumpridos no sistema penitenciário. "Precisamos reconhecer que a segurança pública do estado do Pará melhorou e temos números exitosos de redução da criminalidade. O sistema penitenciário foi reestruturado e modificado”, parabenizou.