Gestores da Seap reúnem com juiz da Vara de Execução Penal

Versão para impressãoEnviar por e-mailVersão em PDF
Foto: Ascom TJE

O secretário estadual de administração penitenciária do Pará, Jarbas Vasconcelos, acompanhado por diretores e gestores da Seap, reuniu-se nesta segunda-feira (18) no gabinete do Juiz Deomar Barroso,  da Vara de Execução Penal de Belém, no prédio do Fórum Criminal do Tribunal de Justiça do Estado, para tratar sobre o tema intersetorial “Defesa: Segurança Máxima”, com a proposta de ampliação do sistema penitenciário e outros assuntos relacionados ao controle e segurança da população custodiada pela secretaria, como a criação do Grupo de Ações Penitenciárias (GAP), que terá enfoque na resolução de situações de intervenção em ambiente prisional em todo o Pará. A reunião teve a participação do juiz José Goudinho Soares e de dois promotores, Cármem Burle de Freitas e Edvar Cavalcante, representantes do Ministério Público.

 

A direção da Seap apresentou ao juiz da VEP e aos representantes do Ministério Público o projeto de ampliação das unidades priosionais da Seap, com a construção de uma nova unidade, para receber custodiados e aumentar a capacidade do sistema em Santa Izabel, o que foi muito bem recebido pelo magistrado Deomar Barroso e os dois promotores. O secretário e gestores da Seap também apresentaram ao juiz uma proposta sobre o monitoramento eletrônico 24 horas por dia, realizado pela Central Integrada de Monitoramento Eletrônico (CIME), da Seap, para ser avaliada. A CIME hoje atende com monitoramento todas as 50 unidades prisionais da secretaria e também funciona como unidade virtual para monitorar custodiados com tornozeleira eletrônica nos regimes aberto e semi-aberto. 

A equipe da Seap ainda mostrou que a Seap tem instalados 143 Parlatórios nas unidades da Região Metropolitana de Belém e do interior, com instalações adequadas para que os advogados possam atender custodiados em escutas, durante visita e entrevista, conforme prevê a legislação penal.

Com informações de: Ascom TJE